Visite e se inscreva também em meu canal no Youtube, ele reúne POESIA e TECNOLOGIA de maneira inovadora:
http://www.youtube.com/user/fernandoalvessales/videos
http://www.youtube.com/watch?v=sZZWrWdaj9M
Não deixe de também seguir este blog e, se possível, clicar nos anúncios, assim você estimula sua continuação!
Pontue e complete:
O fenômeno da globalização
econômica ocasionou uma série ampla e complexa de mudanças sociais no nível
interno e externo da sociedade afetando em especial o poder regulador do Estado
_________________ a estonteante rapidez e abrangência _________ tais mudanças
ocorrem é preciso considerar que em qualquer sociedade em todos os tempos a
mudança existiu como algo inerente ao sistema social
A visão sistêmica exclui o diálogo de resto necessário numa
sociedade ________ forma de codificação das relações sociais encontrou no
dinheiro uma linguagem universal a validade dessa linguagem não precisa ser
questionada ________ o sistema funciona na base de imperativos
automáticos que jamais foram objeto de discussão dos interessados
Leia o texto a seguir,
corrija-o e, a seguir, assinale a opção que dá seqüência com coerência e
coesão.
Em nossos dias a ética ressurge e se revigora em muitas áreas da sociedade industrial e pós-industrial ela procura novos caminhos para os cidadãos e as organizações encarando construtivamente as inúmeras modificações que são verificadas no quadro referencial de valores a dignidade do indivíduo passa a aferir-se pela relação deste com seus semelhantes muito em especial com as organizações de que participa e com a própria sociedade em que está inserido
Em nossos dias a ética ressurge e se revigora em muitas áreas da sociedade industrial e pós-industrial ela procura novos caminhos para os cidadãos e as organizações encarando construtivamente as inúmeras modificações que são verificadas no quadro referencial de valores a dignidade do indivíduo passa a aferir-se pela relação deste com seus semelhantes muito em especial com as organizações de que participa e com a própria sociedade em que está inserido
(José de
Ávila Aguiar Coimbra – Fronteiras da Ética, São Paulo, Editora SENAC, 2002).
a) A sociedade moderna, no entanto, proclamou sua independência em relação a esse pensamento religioso predominante.
b) Mesmo hoje, nem sempre são muito claros os limites entre essa moral e a ética, pois vários pensadores partem de conceitos diferentes.
c) Não é de estranhar, pois, que tanto a administração pública quanto a iniciativa privada estejam ocupando-se de problemas éticos e suas respectivas soluções.
d) A ciência também produz a ignorância na medida em que as especializações caminham para fora dos grandes contextos reais, das realidades e suas respectivas soluções.
e) Paradoxalmente, cada avanço dos conhecimentos científicos, unidirecionais produz mais desorientação e perplexidade na esfera das ações a implementar, para as quais se pressupõe acerto e segurança.
Assinale a opção que não
constitui uma articulação coesa e coerente para as duas partes do texto.
O capital humano é a grande âncora do desenvolvimento na Sociedade de Serviços, alimentada pelo conhecimento, pela informação e pela comunicação, que se configuram como peças-chave na economia e na sociedade do século XXI. _____________,no mundo pós-moderno, um país ou uma comunidade equivale à sua densidade e potencial educacional, cultural e científico-tecnológico, capazes de gerar serviços, informações, conhecimentos e bens tangíveis e intangíveis, que criem as condições necessárias para inovar, criar, inventar.
O capital humano é a grande âncora do desenvolvimento na Sociedade de Serviços, alimentada pelo conhecimento, pela informação e pela comunicação, que se configuram como peças-chave na economia e na sociedade do século XXI. _____________,no mundo pós-moderno, um país ou uma comunidade equivale à sua densidade e potencial educacional, cultural e científico-tecnológico, capazes de gerar serviços, informações, conhecimentos e bens tangíveis e intangíveis, que criem as condições necessárias para inovar, criar, inventar.
(Aspásia
Camargo, “Um novo paradigma de desenvolvimento”)
a) Diante dessas considerações,
b) É necessário considerar a idéia oposta de que,
c) Partindo-se dessas premissas,
d) Tendo como pressupostos essas afirmações,
e) Aceitando-se essa premissa, é preciso considerar que,
b) É necessário considerar a idéia oposta de que,
c) Partindo-se dessas premissas,
d) Tendo como pressupostos essas afirmações,
e) Aceitando-se essa premissa, é preciso considerar que,
Assinale a opção que não representa uma continuação coesa e
coerente para o trecho abaixo.
É preciso garantir que as crianças não apenas fiquem na escola, mas aprendam, e o principal caminho para isso, além de investimentos em equipamentos, é o professor. É preciso fazer com que o professor seja um profissional bem remunerado, bem preparado e dedicado, ou seja, investir na cabeça, no coração e no bolso do professor.
a) Qualquer esforço dessa natureza já tem sido feito há muitos anos e comprovou que os resultados são irrelevantes, pois não há uma importação de tecnologia educacional.
b) Tal investimento não custaria mais, em 15 anos, do que o equivalente a duas Itaipus.
c) Esse esforço financeiro custaria muito menos do que o que será preciso gastar daqui a 20 ou 30 anos para corrigir os desastres decorrentes da falta de educação.
d) Isso custaria muitas vezes menos que o que foi gasto para criar a infra-estrutura econômica.
e) Um empreendimento dessa natureza exige como uma condição preliminar: uma grande coalizão nacional, entre partidos, lideranças, Estados, Municípios e União, todos voltados para o objetivo de chegarmos a 2022, o segundo centenário da Independência, sem a vergonha do analfabetismo.
É preciso garantir que as crianças não apenas fiquem na escola, mas aprendam, e o principal caminho para isso, além de investimentos em equipamentos, é o professor. É preciso fazer com que o professor seja um profissional bem remunerado, bem preparado e dedicado, ou seja, investir na cabeça, no coração e no bolso do professor.
a) Qualquer esforço dessa natureza já tem sido feito há muitos anos e comprovou que os resultados são irrelevantes, pois não há uma importação de tecnologia educacional.
b) Tal investimento não custaria mais, em 15 anos, do que o equivalente a duas Itaipus.
c) Esse esforço financeiro custaria muito menos do que o que será preciso gastar daqui a 20 ou 30 anos para corrigir os desastres decorrentes da falta de educação.
d) Isso custaria muitas vezes menos que o que foi gasto para criar a infra-estrutura econômica.
e) Um empreendimento dessa natureza exige como uma condição preliminar: uma grande coalizão nacional, entre partidos, lideranças, Estados, Municípios e União, todos voltados para o objetivo de chegarmos a 2022, o segundo centenário da Independência, sem a vergonha do analfabetismo.
Os trechos abaixo compõem um
texto, mas estão desordenados. Ordene-os para que componham um texto coeso e
coerente e indique a opção correta.
( ) O primeiro desses presidentes foi Getúlio Vargas, que soube promover, com êxito, o modelo de substituição de importações e abriu o caminho da industrialização brasileira, colocando, em definitivo, um ponto final na vocação exclusivamente agrária herdada dos idos da colônia.
( ) O ciclo econômico subseqüente que nos surpreendeu, sem dúvida, foi a modernização conservadora levada à prática pelos militares, de forte coloração nacionalista e alicerçado nas grandes empresas estatais.
( ) Hoje, depois de todo esse percurso, o Brasil é uma economia que mantém a enorme vitalidade do passado, porém, há mais de duas décadas, procura, sem encontrar, o fio para sair do labirinto da estagnação e retomar novamente o caminho do desenvolvimento e da correção dos desequilíbrios sociais, que se agravam a cada dia.
( ) Com JK, o país afirmou a sua confiança na capacidade de realizar e pôde negociar em igualdade com os grandes investidores internacionais, mostrando, na prática, que oferecia rentabilidade e segurança ao capital.
( ) Em mais de um século, dois presidentes e um ciclo recente da economia atraíram as atenções pelo êxito nos programas de desenvolvimento.
( ) Juscelino Kubitschek veio logo depois com seu programa de 50 anos em 5, tornando a indústria automobilística uma realidade, construindo moderna infra-estrutura e promovendo a arrancada de setores estratégicos, como a siderurgia, o petróleo e a energia elétrica.
( ) O primeiro desses presidentes foi Getúlio Vargas, que soube promover, com êxito, o modelo de substituição de importações e abriu o caminho da industrialização brasileira, colocando, em definitivo, um ponto final na vocação exclusivamente agrária herdada dos idos da colônia.
( ) O ciclo econômico subseqüente que nos surpreendeu, sem dúvida, foi a modernização conservadora levada à prática pelos militares, de forte coloração nacionalista e alicerçado nas grandes empresas estatais.
( ) Hoje, depois de todo esse percurso, o Brasil é uma economia que mantém a enorme vitalidade do passado, porém, há mais de duas décadas, procura, sem encontrar, o fio para sair do labirinto da estagnação e retomar novamente o caminho do desenvolvimento e da correção dos desequilíbrios sociais, que se agravam a cada dia.
( ) Com JK, o país afirmou a sua confiança na capacidade de realizar e pôde negociar em igualdade com os grandes investidores internacionais, mostrando, na prática, que oferecia rentabilidade e segurança ao capital.
( ) Em mais de um século, dois presidentes e um ciclo recente da economia atraíram as atenções pelo êxito nos programas de desenvolvimento.
( ) Juscelino Kubitschek veio logo depois com seu programa de 50 anos em 5, tornando a indústria automobilística uma realidade, construindo moderna infra-estrutura e promovendo a arrancada de setores estratégicos, como a siderurgia, o petróleo e a energia elétrica.
(Emerson Kapaz, “Dedos cruzados” in: Revista Política Democrática nº 6,
p. 39)
a) 1º - 2º - 4º - 5º - 6º - 3º
b) 2º - 3º - 5º - 1º - 4º - 6º
c) 2º - 5º - 6º - 4º - 1º - 3º
d) 5º - 2º - 4º - 6º - 3º - 1º
e) 3º - 5º - 2º - 1º - 4º - 6º
01. Junte as duas sentenças,
subordinando a segunda à(s) palavra(s) grifada(s) na primeira.
(Oração subordinada adjetiva.)
Exemplo:
Eu conheço uma pessoa inteligente. Esta
pessoa faria o trabalho com perfeição.
Eu conheço uma pessoa inteligente que
faria o trabalho com perfeição.
a) O plano era excelente.
Concebemos o plano em nossa última sessão.
b) A partida não foi nada
interessante. Tivemos a oportunidade de ver a partida pela televisão.
c) O número de pessoas
influiu na decisão do diretor. Estas pessoas freqüentam o clube.
d) A oferta é das mais
vantajosas. Você me fez a oferta ontem.
e) Não pudemos participar da
competição. A competição realizou hoje de manhã.
f) Jamais aceitaremos as
idéias. Você adotou as idéias sem refletir.
g) As roupas não me
serviram. Comprei as roupas pelo reembolso postal.
h) A pena não foi em
hipótese alguma adequada. O juiz aplicou a pena.
i) Não concordei com o ponto
de vista. O presidente da junta manifestou o ponto de vista da reunião.
j) Ninguém recusaria esta
oferta. Você recusou a oferta.
2. Junte as duas sentenças,
subordinando a segunda à(s) palavra(s) em destaque na primeira. (Atente para a
presença da preposição antes do QUE!)
(Oração subordinada adjetiva.)
Exemplo:
O processo é sem dúvida o mais econômico.
Referi-me a ele com entusiasmo.
O processo a que me referi com entusiasmo
é sem dúvida o mais econômico.
a) O otimismo é
indispensável ao bom andamento do trabalho. Precisamos tanto de otimismo.
b) Foi deprimente o
espetáculo. Assistimos a o espetáculo na noite passada.
c) Não consigo lembrar-me do
nome da pessoa. Dei todo o dinheiro a ela.
d) A rua tem um lindo
abacateiro. Moro n esta rua desde garoto.
e) Estes são alguns dos
princípios. Devemos obedecer a estes princípios.
f) Aqui estão alguns fatos.
Todos os brasileiros devem lembra-se d eles.
g) Os meios são muitos.
Podemos contar com eles.
h) A Água é um elemento. O
ser humano vai sempre depender d esse elemento.
i) O professor disse que
dois dos alunos haviam desaparecido. Ele fez alusão a os alunos.
j) A prova foi fácil. Nós
nos referimos a ela.
3. Transforme a oração em
destaque, segundo o modelo:
(Oração subordinada adjetiva/ Aposto)
A conquista do campeonato, que é nosso
objetivo maior, só será conseguida com a renovação da equipe.
A conquista do campeonato, nosso objetivo
maior, só será conseguida com a renovação da equipe.
a) A integração econômica
das duas áreas, que é um dos principais
temas do encontro, foi assunto de muita polêmica e
controvérsia.
b) Muitas homenagens foram
prestadas a Pelé, que foi o maior jogador de futebol que já tivemos.
c) Os pedreiros, que estavam
exaustos de tanto trabalho, abandonaram suas pás e picaretas sobre o chão
empoeirado.
d) São Paulo, que é a maior
cidade brasileira, enfrenta sérios problemas de poluição ambiental.
e) O Pão de Açúcar, que é
uma das muitas atrações turísticas do Rio, tem novo sistema de bondinhos.
f) Nossa loja, que é a mais
elegante do bairro, espera ansiosa uma visita sua.
g) A Fundação Oswaldo Cruz,
que é o maior centro produtor de vacinas em nosso país, garantiu à campanha do
Ministério
da Saúde.
h) O barbeiro, que é o
transmissor da doença de Chagas, está gradativamente sendo erradicado de nossas
áreas rurais.
4. Reescreva a sentença,
substituindo a oração em destaque por outra introduzida pelo conectivo entre
parênteses:
(Conectivos que indicam causa.)
Exemplos:
Poucas pessoas podiam acompanhar o
orador, que usava palavras inusitadas no seu discurso. (UMA VEZ QUE)
Poucas pessoas podiam acompanhar o
orador, UMA VEZ QUE ele usava palavras inusitadas no seu discurso.
Os alunos, que não teriam mais aulas
naquele dia, foram todos dispensados. (COMO)
COMO não teriam mais aulas naquele dia,
os alunos foram dispensados.
a) O professor, que estava
muito cansado naquele dia, resolveu dispensar a turma. (VISTO QUE)
b) Os jogadores, que haviam
treinado com afinco, executaram com perfeição as jogadas ensaiadas. (EM VIRTUDE
DE)
c) A loja teve de trocar a
mercadoria, que estava completamente estragada. (POR)
d) A companhia, que era
muito pequena para o volume cada vez maior de negócios, adquiriu uma nova sede.
(UMA VEZ QUE)
e) Muitas pessoas compraram
o novo modelo do automóvel, que era econômico e prático. (VISTO)
f) Não gostamos de futebol,
que é um esporte por demais violento. (EM CONSEQÜÊNCIA)
g) Sempre comprei nesta
loja, que tem preços bastante bons e produtos da melhor qualidade. (POIS)
h) O serviço bancário vem
lançando mão de microfilmagem que é um
excelente meio de armazenar a informação.
(PORQUE)
i) O ginasta, que havia
vencido várias competições internacionais, recebeu homenagem pelas suas
vitórias. (EM VIRTUDE DE)
j) Sempre trago meu carro a
esta oficina, que tem os melhores mecânicos da cidade. (JÁ QUE)
Comentários
Postar um comentário