Pular para o conteúdo principal

GABARITO 3° COLEGIAL CNEC Simbolismo


12. Simbolismo
Exercícios de sala
1) a) Duas características simbolistas no poema
são: o misticismo religioso e a musicalidade.
b) A musicalidade podemos ler no uso das figuras
de linguagem conhecidas por aliteração: “Em
violas e violoncelos”. Já o misticismo religioso
pode ser lido no vocabulário metafórico bíblico:
“pomba”, “cordeiro”, “cruz”.
2) a) Paralelismo.
b) O início de cada estrofe revela estrutura sintática
semelhante: “Eras a canção de outrora / Eras a
harmonia esparsa / Eras tudo, tudo quanto”.
3) a) Simbolismo.
b) Em “O vento passa, brando, brando...”, nota-se
a sonoridade típica dos simbolistas ou ainda em
“Escuto e vento assim passar...”, além da sonoridade,
nota-se a presença de elemento sensorial.
4) D 5) D 6) A 7) C 8) C 9) B 10) A
11) a) Descrição detalhada; uso de rimas ricas (com
palavras de classes gramaticais diferentes).
b) “... horror de uma lenda sombria” garante o
mistério típico do simbolismo; “Ouve-se, acaso,
então, vaguíssimo suspiro” presença de elemento
sensorial.
12) a) Uso de métrica rigorosa e de rimas ricas.
b) Excesso de sentimentalismo: “Morrerei de
aflição e de saudade...”
13) C
Exercícios propostos
14) E — C — C — E — C
15) E 16) C 17) E 18) C

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALGUMAS CANTIGAS DO TROVADORISMO

Tem dificuldade para ler poesia? Conheça nosso canal DIGITALISMO no Youtube. Assista aos vídeos "Como ler poesia", "Como ler poesia 2" e outros! http://www.youtube.com/watch?v=1u3xHB9Vbpo Afonso Eanes de Coton Cantiga de maldizer Maria Mateu, daqui vou desertar. De cona não achar o mal me vem. Aquela que a tem não ma quer dar e alguém que ma daria não a tem. Maria Mateu, Maria Mateu, tão desejosa sois de cona como eu! Quantas conas foi Deus desperdiçar quando aqui abundou quem as não quer! E a outros, fê-las muito desejar: a mim e a ti, ainda que mulher. Maria Mateu, Maria Mateu tão desejosa sois de cona como eu! MARTIN CODAX Tenho notícias de que hoje chega o meu namorado e irei, mãe, a Vigo. Tenho notícias de que hoje chega o meu amado e irei, mãe, a Vigo. Hoje chega o meu namorado e está são e vivo e irei mãe, a Vigo. Hoje chega o meu amado E está vivo e são E irei, mãe, a Vigo. Está são e vivo E amigo do rei E irei, mã

OS TEMPOS DO AMOR - experiência artístico-tecnológica - Fernando Sales

OS TEMPOS DO AMOR - experiência artístico-tecnológica - Fernando Sales Pessoal, primeira amostra de uma nova série de experiências que estou começando ao tentar casar MINHA POESIA e TECNOLOGIA. Espero que nasçam bons filhos!!! Veja! Curta! Compartilhe! Faça também! São só 38 segundos! OS TEMPOS DO AMOR - experiência artístico-tecnológica - Fernando Sales

Interpretação de O mundo é bão, Sebastião, do Nando Reis - Como ler letras

Interpretação de O mundo é bão, Sebastião, do Nando Reis - Como ler letras (Para análise completa, acesse:  https://youtu.be/K2Gya41muwM ) Para inscrever-se no canal, clique em:  www.youtube.com/digitalismo1?sub_confirmation=1 Interpretação de O mundo é bão, Sebastião, do Nando Reis- Como ler letras. Essa é a música que hoje recebe nossa interpretação de texto. Adquira já por R$5,00 o e-book "Poemas para o coveiro", de Fernando Sales: http://produto.mercadolivre.com.br/ML... Quadro: Como ler (e interpretar letras de música), desenvolvido por nosso canal de arte e cultura, o Digitalismo.  Nando Reis é um dos maiores compositores da atualidade, no Brasil. Título: Interpretação de O mundo é bão, Sebastião, do Nando Reis- Como ler letras Link para você divulgar este vídeo:  https://youtu.be/K2Gya41muwM   O Mundo É Bão Sebastião Por que o Sol saiu Por que seu dente caiu Por que essa flor se abriu Por que iremos viajar no verão Por que aqui o mundo não s